Prefeituras se organizam para se tornarem cidades inteligentes.

Prefeituras se organizam para se tornarem cidades inteligentes

Iniciativa do Crea-MG, em parceria com a AMM e Sebrae, pretende reunir mais de 80 cidades mineiras para discutirem o tema

 

Um conceito bastante discutido nos últimos anos, as cidades inteligentes já são uma realidade. Tradução da expressão em inglês smart cities, elas têm como base o uso da tecnologia para promover o bem-estar dos habitantes e o desenvolvimento socioeconômico a partir de investimentos em mobilidade, qualidade de vida, sustentabilidade e governança.

Para auxiliar as prefeituras mineiras a avançar nessa etapa, o Grupo de Trabalho Cidades 4.0 do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), em parceria com a Associação Mineira dos Municípios (AMM) e com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), vai realizar o 2° Fórum de Cidades Inteligentes e Sustentáveis, em Belo Horizonte, no dia 30 de novembro de 2022. O objetivo principal é reunir as prefeituras interessadas em torno do tema e conectar os públicos de interesse, como os gestores públicos, fornecedores de tecnologia, fornecedores de engenharia e especialistas do setor. São esperados representantes de mais de 80 cidades mineiras.

Durante o evento, será lançada a Rede Mineira de Cidades Inteligentes e Sustentáveis, uma organização composta por municípios e outras entidades que vai fomentar o desenvolvimento do setor. “Ter um ponto de encontro para debater o tema é de extrema importância, pois nele serão apresentados os resultados efetivos de municípios que já adotaram práticas relacionadas ao tema”, explica o coordenador do GT, engenheiro eletricista Igor Braga. Ele detalha que a Rede se propõe ser a força motriz do setor, elaborando estudos técnicos e políticas públicas, além de incentivar a formação e qualificação das prefeituras. “Além de conectar as pessoas, a Rede tem como objetivo demonstrar a tecnologia, aplicações e soluções efetivas para cidades inteligentes e sustentáveis. E, sobretudo, dar visibilidade a diversas iniciativas já existentes para que elas possam ser replicadas”, reforça Igor.

Na programação do Fórum, serão apresentados painéis que vão abordar alternativas para redução de custos administrativos e operacionais dos municípios, linhas de crédito e fontes de financiamento, além de soluções e inovações tecnológicas.

O 2° Fórum de Cidades Inteligentes e Sustentáveis é gratuito e aberto ao público. Os interessados podem se inscrever pelo link https://bit.ly/IIFMCIS

Serviço:
2° Fórum de Cidades Inteligentes e Sustentáveis
Data: 30 de novembro de 2022
Horário: 8h
Local: Avenida Álvares Cabral, 1600 – Santo Agostinho, Belo Horizonte – MG

Precisa de ajuda?