Parabéns para o nosso associado arquiteto Daniel Rodrigues

A DARP arquitetura e urbanismo acaba de vencer o concurso nacional de projeto para a construção do Memorial às vítimas da tragédia ocorrida pelo rompimento das barragens da Vale S.A. em Brumadinho.
A obra deverá ser construída na cidade administrativa do Governo de Minas.
Depois de um longo processo de avaliação, a proposta de monumento apresentado ao Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico – IEPHA-MG, a DARP, empresa uberabense especialista em arquitetura e urbanismo, foi declarada vencedora do concurso.
A proposta foi criada a partir do entendimento da palavra Bruma/Brumadinho, do sentimento de saudade das pessoas que se foram e do grito de liberdade que a música de Anunciação de Alceu Valença traduz.
Nesse contexto, foi criado um projeto de monumento que visa estabelecer relação entre a cidade de Brumadinho, a tragédia e homenagear as pessoas perdidas, além de causar inquietação e ao mesmo tempo esperança para quem o contempla, trazendo a sensação do grito de liberdade da dor.
O monumento será composto por 272 peças na forma de vários perfis de rostos humanos, representando cada uma das pessoas que faleceram na tragédia. A altura máxima do monumento possui 272 cm.
O monumento remete também às montanhas da região e expressa a fluidez e leveza da bruma quando passa pela Cidade. Cada peça possui 10 cm de espessura e ficam afastadas 10 cm umas das outras, criando a liberdade visual de se enxergar ao horizonte um futuro menos doloroso e possível.
O resultado do concurso pode ser verificado em:

http://www.iepha.mg.gov.br/index.php/institucional/editais/category/48-edital-concurso-cultural-01-2022

Precisa de ajuda?