Chancela da Unesco transformará Uberaba

A presidente do IEATM, Ale Rôso, entende que a chancela da Unesco, para que Uberaba seja o sexto geoparque do país e o primeiro de Minas Gerais, trará um benefício ainda não mensurado pela maioria das pessoas. Vai representar aquecimento para toda a economia, inclusive para a construção civil atingindo engenheiros, arquitetos, design de interiores, lojas que comercializam materiais, peças de decoração, enfim, beneficiará toda a cadeia produtiva mudando o patamar da cidade, significando mais geração de emprego, renda e oportunidade, além de ser inserida nos roteiros de turistas do mundo inteiro.
O momento é de conscientização do que vai reapresentar a chancela da Unesco para Uberaba ser um geoparque, por isso, todas as instituições e órgãos precisam estar unidos para que a divulgação desses benefícios seja maciça por meio de todos os canais possíveis. Esta conquista terá um peso que seguramente em breve será possível mensurar Uberaba, antes e depois do título de geoparque. Para Ale, o entusiasmo da prefeita Elisa é contagiante e totalmente compreensível, afinal, quem tem consciência do que significa ser geoparque, se entusiasma mesmo e faz questão de evidenciar os motivos. “Eu estou muito entusiasmada, porque será uma virada de chave. Uberaba terá visibilidade mundial”, comemora.

Nesta quarta-feira (26), a Missão de Avaliação do Aspirante Geoparque Uberaba – Terra de Gigantes chegou ao terceiro dia. Os avaliadores da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a equipe técnica começaram o dia no Geossítio Agronelli. Na sequência, a comitiva seguiu para o Geossítio Serra da Galga e depois para o Sítio Histórico e Cultural Fazenda Cassu.

Já de volta ao perímetro urbano, durante a tarde, o grupo visitou o Sítio Histórico e Cultural Casa Chico Xavier (Casa de Lembranças e Memórias Chico Xavier) e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). Na ocasião, foi promovida apresentação cultural do grupo de catira Raízes e dos alunos da Escola Municipal José Marcus Cherém.

Ainda na quarta-feira, César Goso salientou a importância da geodiversidade do território de Uberaba para o projeto Geoparque. “Alguns pontos dessa geodiversidade tem valor patrimonial, que se convertem em geossítios. Estamos visitando os geossítios durante esses dias e avaliando, então, essa possibilidade de que o território de Uberaba seja chancelado Geoparque da Unesco”. Artur Sá agradeceu a recepção amistosa em Uberaba e ressaltou o comprometimento da equipe.

Representando a Prefeitura de Uberaba, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rui Ramos; a diretora de Turismo, Eventos e Feiras, Maria Aparecida Basílio e o presidente da Fundação Cultural de Uberaba, Cássio Facure.

As instituições signatárias do Aspirante Geoparque Uberaba – Terra de Gigantes são a Prefeitura Municipal de Uberaba (PMU); Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM); Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O Aspirante Geoparque conta com o importante apoio da Câmara Municipal de Uberaba.

Agenda da Missão Unesco – quinta-feira, 27

8h: reunião fechada dos avaliadores

14h: Sede do Geoparque – Reunião fechada com equipe do Aspirante Geoparque Uberaba e avaliadores

18h: Visita ao Centro Espírita Fraternidade Cristã Hilário Silva

2a9505fa-2240-4051-bbe4-2316565d3b8b
Precisa de ajuda?