Para apoiar e valorizar os associados de forma efetiva, o IEATM- Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro, na gestão da presidente Ale Roso, contou com o imprescindível apoio do Sistema Confea/Crea-MG/Mútua, fortalecendo a entidade, que agora possui sede revitalizada com a criação de salas destinadas para uso dos associados, para reuniões com seus clientes, incluindo a sala de mídias, onde são gravados os episódios do podcast IEATM.
Entre os eventos promovidos pelo IEATM em parceria com o Sistema Confea/Crea-MG/Mutua, está a palestra da economista Flávia Lara sobre o tema: “Elevando os patamares da qualidade e produtividade da construção civil com a melhoria e padronização de processos”.
Durante o evento, houve a apresentação do novo modelo de padrão “Caixa Uma” da Codau – Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas, pelos representantes da autarquia, Armandino Chaves e Paulo Stival.
O curso de extensão BIM (Building Information Modeling) na Engenharia) é mais uma iniciativa do IEATM, com apoio do Sistema Confea/Crea-MG/Mútua. O curso é ministrado também na forma híbrida, composto por sete módulos e um workshop com temas relevantes para a engenharia durante as atividades que compuseram o evento.
Workshop
Cesar Augusto de Paiva Pinto, engenheiro mecânico especializado em Engenharia de Segurança, Engenharia Sanitária e MBA em projetos, há cinco anos à frente do Departamento de Planejamento, Gestão, Tecnologia e Obras do Crea-MG, e Francis José Saldanha Franco, mestre em Engenharia Metalúrgica e MBA Gestão Empresarial na Fundação Getúlio Vargas, diretor de Atendimento, Registro e Acervo do Crea-MG, estiveram em Uberaba para proferir a palestra “O Crea-MG na Era Digital – Um modelo de Gestão”, no workshop “Visão de Futuro com uma Estrutura Forte 5.0”, promovido de 16 a 20 de outubro de 2023, pelo IEATM, com patrocínio do Sistema Confea/Crea-MG/Mútua, no Centro Cultural Cecília Palmério, no Campus Centro da Uniube.
O arquiteto, mestre em engenharia civil e especialista em BIM, Lucas Francisco Martins, proferiu palestra na Uniube-Campus Aeroporto, quando discorreu sobre “Implementação BIM e Realidade Imersiva na Construção Civil”.
No último dia, a programação retornou para o anfiteatro Cecília Palmério, na Uniube-Campus Centro,com a palestra “O Crea-MG na Era Digital- Um modelo de Gestão”, proferida pelo engenheiro mecânico Edilio Ramos Veloso, engenheiro mecânico e de segurança do trabalho, membro da Diretoria de Gestão, Planejamento e Tecnologia do Crea-MG.
O workshop “Visão de Futuro com uma Estrutura Forte 5.0” recebeu o palestrante Leonardo Enes Machado discorrendo sobre o tema “Retome as rédeas da sua vida: Sua vida em primeiro lugar”.
Diego Agari proferiu a palestra “Empreendedorismo na engenharia”.
Paralelamente, os experts Carlos Augusto de Oliveira e Gisele Carvalho falaram sobre “Aplicação BIM na Engenharia e Arquitetura”.
Sob o comando dos dois, o IEATM e o Sistema Confea/Crea-MG/Mútua promoveram minicurso de BIM nas IES-Instituições de Ensino Superior.
Com respaldo da presidente do IEATM, arquiteta Ale Rôso, estiveram à frente da organização do workshop, com foco na valorização profissional, os engenheiros Karim Mauad, Carolina Oliveira, Paula Capeli e Plauto Riccioppo Filho.
Integrou a programação, a apresentação do livro “Fragmentos Históricos da Construção de Uberaba: Engenharia e Meio Ambiente na Cidade das Sete Colinas”, organizado pelo IEATM, patrocinado pelo Sistema Confea/Crea-MG/Mútua, que imortalizará a engenharia de Uberaba.
A inscrição foi gratuita no site www.ieatm.com.br, mediante a doação de um litro de leite ou um quilo de alimento não perecível, entregues a uma instituição filantrópica da cidade. Houve emissão de certificado para os participantes.