A mobilização “Duplica 262” teve seu start durante reunião realizada no anfiteatro do Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro (IEATM), no dia 14 de dezembro de 2022, e, na semana passada, mais uma etapa com o Diálogo Público, em Araxá.
A primeira reunião, em Uberaba, foi conduzida pelo presidente da SCO-Sociedade Civil Organizada, Antonio Bessa, com a presença da prefeita Elisa Araújo, líderes da Fiemg Regional, Cigra, SindusconVale, Aciu, entre outras instituições, quando
a presidente do Instituto, Ale Rôso, colocou a Casa à disposição para tão importantes iniciativas.
Evento que teve como articulador, José Luiz Alves, contou com a participação do engenheiro Hugo Sternick, que esteve fora atuando no Ministério de Infraestrutura, e, de volta a Uberaba, retornou ao quadro de associados do Instituto.
Em Araxá, mais uma vez o IEATM teve participação assertiva,
com explanações de seus ilustres associados, a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, e o engenheiro
Sternick, diretamente para o diretor-geral da ANTT-Agência Nacional de Transportes Terrestres, Rafael Vitale Rodrigues, quando Sternick fez o contraponto técnico com as justificativas para que a duplicação ocorra.
O IEATM, representado por uma comitiva de associados, incluindo o inspetor-chefe do Crea-MG, engenheiro Cláudio Antônio Oliveira, candidato a presidente do IEATM, de novo,
foi protagonista durante os debates visando a duplicação da BR-262.
O evento contou com autoridades do executivo, legislativo, Assembleia e Sociedade Civil Organizada de aproximadamente 50 municípios e mais de 600 pessoas presentes.
A rediscussão em audiência pública, em Araxá, foi trabalhada pelo ex-prefeito e ex-ministro Anderson Adauto e a prefeita de Uberaba e presidente da Amvale, Elisa Araújo, com apoio das prefeituras de Uberaba e Araxá, e das associações Amvale-Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande e Ampla-Associação dos Municípios do Planalto de Araxá.
A região deu sua demonstração de força política, pois o assunto vem sendo tratado desde o fim de 2022.
Rafael Vitale, falando pela ANTT, apresentou o projeto em estudo para ser licitado nesta nova fase da concessão e foi prontamente arguido pelo associado do IEATM, Hugo Sternick, que forneceu parâmetros técnicos, de investimentos e até de valores de pedágio por Km rodado que justificam a duplicação proposta desde 2013. Ale ressalta que o IEATM se orgulha da presença maciça de seus associados e da participação técnica no evento. “O IEATM, hoje, é a voz das Exatas em Uberaba e Região”.