Palavra da Presidente

Assumo com muito orgulho a Presidência do Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro, entidade com história de 65 anos de muita luta, e dedicação de todos os ex-presidentes que contribuíram para transformá-la em uma entidade forte e representativa, de que tanto nos orgulhamos.

Minha história no IEATM começou em 1998, quando eu era ainda universitária. Participei de projetos sociais desenvolvidos com a comunidade. Cinco anos depois me associei como arquiteta. Foram anos de muito aprendizado pelos quais só tenho a agradecer pelas oportunidades que tive de me destacar profissional e pessoalmente, convivendo com pessoas experientes, cujo conhecimento extrapolava o saber técnico e nos davam verdadeiras lições de vida.

Ser a primeira mulher e arquiteta a assumir o IEATM em 65 anos é um grande desafio, que será vencido com trabalho compartilhado com toda a diretoria. A nossa missão de representar nossos associados, engenheiros, arquitetos e designers de interiores é desafiadora e de extrema responsabilidade, mas com união e comprometimento de todos conseguiremos atingir os nossos objetivos.

O slogan da nossa gestão é “Juntos somos mais fortes” demonstra a nossa união e o espírito de grupo de toda a diretoria na busca do objetivo maior que é o fortalecimento profissional dos nossos associados.

A luta pelo reconhecimento do trabalho desempenhado pelos profissionais da engenharia e arquitetura deve ser constante. Não se concebe um avanço no desenvolvimento das cidades sem a participação efetiva dos profissionais que foram formados, preparados e instruídos para esta função.

É preciso que a sociedade reconheça este trabalho que é impactante em todos os momentos das nossas vidas, desde a água que sai das torneiras à energia que nos ilumina, ao carro que nos transporta, das mínimas às mais complexas conquistas, a engenharia e a arquitetura são essenciais nesses processos, da sua concepção à concretização, lembrando que até o Universo teve o seu Grande Arquiteto.

Presidir o IEATM com tantos associados, convicções, ideologias e políticas bem definidas poderia ser um fator dificultador, mas não é, visto que a nossa entidade tem um caráter democrático, em que a liberdade de expressão é praticada sempre, o que permite à entidade sediar debates que nos levam a atingir objetivos mais importantes, pregados e defendidos por nossa instituição.

É indiscutível a ascensão feminina ocupando posições de relevância, com competência, e muita sensibilidade conquistando avanços significativos com modelos de gestão mais humanizados, inovadores e inclusivos. Sou a primeira mulher a assumir a presidência do IEATM em 65 anos, mas certamente não serei a única, muitas engenheiras e arquitetas também vivenciarão essa experiência.

Assumo esta presidência na semana em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher. Neste momento dirijo minhas palavras à Elisa Araújo, primeira mulher a se tornar prefeita de Uberaba. Elisa, minha amiga, você é uma inspiração para todas nós, mulheres que nos colocamos à disposição para assumir cargos de direção, tanto no setor público, como no privado. Nossa obstinação, comprometimento e competência farão a diferença na construção de um mundo melhor, mais justo, para que todos tenham as mesmas oportunidades, direitos, deveres e liberdade de escolha dos rumos a ser seguidos. Prefeita Elisa, o IEATM está à sua disposição para ajudar a construir a Uberaba de hoje e de amanhã, através de um planejamento sério e responsável, criando diretrizes de desenvolvimento econômico aliado à justiça social, visando ao bem-estar e felicidade dos uberabenses.

Cumprimento o presidente Gilberto Machado Barata de Oliveira pela brilhante gestão, marcada por seriedade e busca constante do reconhecimento e valorização da nossa entidade e dos nossos associados.

Agradeço a confiança e o apoio ao meu nome para sucedê-lo.
Estendo os meus agradecimentos à minha família, em especial ao meu marido Altamir, meus filhos Guilherme e Fernanda, que sempre me inspiraram e incentivaram e com os quais eu conto ao longo de toda a caminhada.

Neste momento tão relevante, eu não poderia deixar de ressaltar a parceria histórica do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MG) com o IEATM. Sempre caminhamos juntos na defesa e valorização dos nossos profissionais.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-MG) é uma entidade relativamente nova, mas que já se projeta por suas ações firmes na defesa da atividade profissional dos arquitetos e urbanistas.

O IEATM estará sempre à disposição do Crea-MG e do CAU-MG para desenvolvermos ações que visem à valorização profissional, a busca de conhecimentos técnicos e amparos legais tão necessários à nossa atividade. Os desafios serão enfrentados com entusiasmo e união entre as entidades.

Pedimos a Deus para que nos ilumine nos próximos dois anos e que a expectativa em nós depositada seja recompensada com grandes realizações pautadas nos princípios da justiça, legalidade e moralidade.

Precisa de ajuda?